Camisinha sempre!


Sexo na Adolescência

"Usar a PÍLULA do dia seguinte ou ter relação sexual com diferentes parceiros ao longo da adolescência são atitudes que fazem parte do cotidiano do jovem brasileiro de classe média com idade entre 13 e 16 anos"

Essa foi a conclusão de pesquisa feita com jovens de classe média entre 13 e 16 anos de todo o país e divulgada em reportagem da Folha de São Paulo na última quarta feira. O universo pesquisado foi apenas o das escolas particulares.

Desde a última quarta, quando li a reportagem fiquei matutando sobre esses dados. Confesso que estou bem preocupada. Se a coisa anda assim na classe média, que tem acesso a informações, entre os pobres o bicho pega!

Quem não tem grana, além de se expor ao risco de DST, ainda engravida!

Essa pesquisa foi feita em escolas que têm programas de educação sexual. E nas escolas públicas, que tratam essa questão de forma pontual? Não basta instalar máquinas de distribuição de preservativos (acho isso muito válido!), mas não pode ser apenas isso! É preciso trabalhar sexualidade de forma séria! Na escola pública carente de tantas coisas, isso não está na lista de prioridades. Mas devia estar...

Conversando com uma amiga  médica,  que trabalha numa maternidade de alto risco daqui de Recife, fiquei alarmada com o que ela me disse: Já chegaram meninas grávidas, de apenas 11 anos (isso mesmo, onze!) infectadas pelo HIV. Detalhe, elas não nasceram com o vírus, contrairam via relação sexual!

Sem querer ser alarmista, (mas sendo!) o fato é que estamos caminhando pra um crise bem séria! AIDS+POBREZA+JOVENS dá uma equação bem complicada! E o governo anda meio dormindo...

Voltando a gelerinha da classe média: Pílula do Dia Seguinte, resolve uma eventual gravidez, mas não protege de DSTs nem da AIDS.

Não adianta fazer de conta que elas não existem. E também não adianta "saber" que tem de usar camisinha.É preciso USAR de verdade, SEMPRE!

Pensem nisso!

PS.: Começa hoje o Congresso Brasileiro de AIDS. Essa blogueira que vos escreve não pôde ir por absoluta falta de grana. Mas quem tem amigos, nunca está só (hehehehe) nem  fica desinformado. Assim sendo, mesmo sem estar lá ficarei sabendo de tudo!

 .



Escrito por Calabresa às 21h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Sudeste, ITAPECERICA DA SERRA, JARDIM JACIRA, Mulher, de 26 a 35 anos, Livros, Música
MSN -
Histórico
Outros sites
  Eu e o HIV
  Meu Perfil no orkut
  Agência AIDS
  Blog do fel
  UOL - O melhor conteúdo
  ONG SOMOS
  AIDS/HIV - BR
  ONG VISAR
  Daniela Mel
  Site do Matanza " A Arte do Insulto!"
  Blog Miojo
  Mixirica
  Blog do Marcelo Tas
  Lugares Comuns
  Bicho da Seda