Camisinha sempre!


Organização africana especializada em circuncisão critica este método como prevenção do HIV

A polêmica já vem rolando a algum tempo. E eu sempre fiz parte do time "do contra", pois na minha pouca experiência já vi muito circuncidado portador de HIV.

Mas, quando os cientistas americanos falam, o restante da comunidade cientifica " baixa as orelhas".

Segundo especialistas, para aqueles que fizeram a circuncisão, a chance de ocorrer sangramento do pênis no ato sexual é menor, o que automaticamente diminui as chances de infecção do HIV.

Baseados nisso a idéia de que a circuncisão (ou postectomia ou ainda, operação de fimose) passou a ser a solução para a epidemia de AIDS na África, já que por lá camisinha é artigo raro em várias regiões.

Agora finalmente alguém ousou contestar com dados bastante significativos: segundo a NOCIRC, uma organização africana especializada no assunto, difundir a idéia da circuncisão como método de prevenção "cria um falso senso de proteção para os homens, além de deixar as mulheres numa posição ainda mais vulnerável".

 Ainda segundo a NOCIRC: No que se referem aos impactos demográficos na área da saúde em países africanos, entre 2003 e 2006, a prevalência do HIV entre os circuncidados dos Camarões é de 4.1%, enquanto entre os não circuncidados é de 1.1%, na Tanzânia a diferença é de 6.5 para 5.6% e no Zimbábue de 16.6 para 14.2.

A NOCIRC, acredita que a circuncisão masculina apenas retarda a infecção do HIV e não pode ser usada como uma estratégia global de prevenção. E que “O custo benefício da promoção da camisinha na prevenção do HIV é 95 vezes maior do que da circuncisão”.

Contra fatos não há argumentos! Nossa amiga camisinha continua ganhando a guerra.

 

Fonte: Agência AIDS

 



Escrito por Calabresa às 15h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Sudeste, ITAPECERICA DA SERRA, JARDIM JACIRA, Mulher, de 26 a 35 anos, Livros, Música
MSN -
Histórico
Outros sites
  Eu e o HIV
  Meu Perfil no orkut
  Agência AIDS
  Blog do fel
  UOL - O melhor conteúdo
  ONG SOMOS
  AIDS/HIV - BR
  ONG VISAR
  Daniela Mel
  Site do Matanza " A Arte do Insulto!"
  Blog Miojo
  Mixirica
  Blog do Marcelo Tas
  Lugares Comuns
  Bicho da Seda